quinta-feira, 10 de abril de 2008

MEDICINA FLORAL


Medicina Floral é o sistema terapêutico baseado na aplicação do poder sutil das flores para corrigir desequilíbrios energéticos. Tal efeito é possível graças à capacidade que as essências das flores têm de penetrar profundamente no delicado terreno vital dos corpos sutis e de interagir com as áreas desarmônicas, levando a elas um aporte energético carregado de cargas vibratórias de alta freqüência, que leva ao eqüilíbrio energético, refletindo esta harmonia no corpo físico, tornando-o assim saudável.


Toda desarmonia ou deseqüilíbrio, antes de se manifestar no corpo físico, existe antes no campo bioenergético sutil, causando uma agitação nas correntes energéticas, quer por carência, quer por sobrecarga de energia.


Um tratamento direto, qualquer que seja ele, trata apenas os sintomas, ou seja, os efeitos periféricos do problema, enquanto que a doença permanece intacta. A doença acaba por remanifestar-se e na maior parte das vezes de forma mais virulenta ainda.

No tratamento indireto, estimula-se a capacidade de cura do próprio organismo, pela restauração do fluxo energético harmonioso, através da ação lenta e constante de ajustes energéticos que as terapias vitalistas realizam.


A prática da Medicina Floral, mais conhecida como Terapia Floral, exige sensibilidade e uma excepcional capacidade de percepção por parte de quem a pratica, porque antes de ser uma técnica, a Terapia Floral é uma arte que obriga o próprio aplicador da técnica, ou terapeuta floral, a aprimorar o próprio equilíbrio bioenergético, e se aperfeiçoar constantemente.


Esse processo terapêutico é realizado por ingestão oral das essências florais. Essas essências florais não agem diretamente sobre a doença (ou desarmonia), mas indiretamente, exercendo uma influência sobre as áreas bioenergéticos sutis, que são as formas etéricas da energia cósmica, aglutinadas no ser humano, e que são as responsáveis pela forma e condição do corpo físico.


As essências florais podem ser usadas por todos, desde o bebê até o idoso, sem qualquer risco ou efeitos colaterais. Tratamentos com essências florais podem ser realizados de forma concomitante a outras terapias, mesmo ao uso de remédios da medicina convencional, homeopáticos, fitoterápicos.


As essências florais são preparadas a partir de flores silvestres no auge da florada, nas primeiras horas da manhã quando a planta ainda está cheia de orvalho, em lugares na natureza em que as forças elementais se encontram intactas.


Um essência floral é a impressão, guardada na água, da força anímica singular de uma determinada planta, que é coletada geralmente através de infusão solar de suas flores em água mineral. Em outras palavras, a água retém a informação das propriedades sutis de cura da planta. A esse preparado é acrescentado Brandy como conservante.


Quando você utiliza uma essência floral ela mobiliza a consciência de seus dons únicos, capacidades, potenciais que estavam aguardando para serem despertos, fortalecidos ou desbloqueados.


O mais comum é que os florais sejam ministrados em gotas: 4 gotas 4 vezes ao dia. Essa sugestão de uso vale para todas as faixas etárias. Em casos de emergência é indicado aumentar a freqüência, utilizando 4 gotas até de 15 em 15 minutos durante o período crítico. Gotas do seu floral ou da sua fórmula de florais podem ser adicionadas a água do banho, e em escalda pés. Adicione também seu floral ou sua fórmula de florais em cremes hidratantes ou óleos de massagem.


O uso de florais em vidros de spray é o ideal para cuidar dos ambientes ou para beneficiar grupos de pessoas. Você pode procurar o auxílio de um terapeuta floral ou selecionar você mesmo os florais que irá tomar. No caso de você mesmo escolher os seus florais, é necessário antes estudar sobre as indicações e maneiras de uso das essências florais.


Sugestão e dicas para quem quer selecionar florais para si mesmo:



  • escolha apenas um ou dois temas (questões, conflitos interiores) que afligem você no momento;

  • selecione de uma a três essências florais para cada tema;

  • prepare sua fórmula (ou mande preparar na farmácia) com todas essas essências num mesmo vidrinho;

  • tome 4 gotas 4 vezes ao dia, por um mês;

  • durante o período em que estiver usando os florais, faça um diário para anotar seus sonhos, pensamentos, sentimentos. Dessa forma você poderá avaliar seu próprio desenvolvimento.

Fontes:
Medicina Floral, do Dr. Márcio Bontempo, Ediouro, 1994; e
Essências Florais -
http://www.essenciasflorais.com.br/index2.htm

Nenhum comentário: