segunda-feira, 26 de maio de 2008

URINOTERAPIA


Uma alternativa simples para tratamentos de saúde

A Urinoterapia é uma técnica terapêutica que consiste na ingestão de urina ou em sua aplicação na pele por meio de compressas, fricção ou banhos de imersão. Embora a maioria dos ocidentais habituados à medicina moderna resista a ela, é uma técnica muito antiga, de eficiência comprovada por diferentes povos através dos tempos. Era utilizada na Índia, Tibete, Egito, Grécia Antiga e nas civilizações Inca, Maia e Asteca. Há registro de sua utilização até mesmo na medicina ortodoxa do Ocidente e não faz tanto tempo assim: em 1841, o Dr. Dioscorides publicou na Inglaterra o livro "O Tesouro Inglês", em que prescrevia urina para lavar feridas. No século dezoito, os dentistas de Paris usavam urina para limpar os dentes.
Durante a Idade Média era comum, na Europa, beber a própria urina como proteção contra a peste. Ainda hoje, os povos como o da Nicarágua, o da Arábia e o do Alasca utilizam urina para sanar males físicos. Até no Nordeste do Brasil e em muitas outras regiões, em áreas onde há falta de recursos médicos, a tradição popular recomenda a aplicação da urina de crianças para doenças de pele, urticárias e queimaduras por veneno de animais, como taturanas e águas-vivas.
Embora milenar e mundialmente difundida, a Urinoterapia foi desaparecendo à medida que a ciência e a tecnologia se desenvolviam. Isso talvez se explique pela grande pressão da indústria farmacêutica sobre a clínica médica e pesquisas científicas. Tratamentos naturais, na maioria das vezes considerados superstições, raramente são incluídos nos currículos das faculdades de medicina.
Não se deveria manter na sombra uma forma terapêutica que pode ser tão preciosa. Talvez seja uma terapia para casos extremos, mas já há pessoas - e haverá cada vez mais - que se encontram em situações agudas de sofrimento físico e psíquico, sem acesso a tratamentos tradicionais, quase sempre por falta de recursos. Em tais casos, a própria necessidade indicaria esse método terapêutico.
Além disso, beber urina significa quebrar condicionamentos arraigados. Somente ao se desligarem um pouco da atmosfera mental coletiva é que conseguem realizar tal ato. Para elas esse desligamento, por si só, já é profundamente curador.

Reencontro com a Urinoterapia

A situação crítica da saúde humana, a escassez de recursos materiais e as dificuldades da medicina moderna para solucionar os problemas que lhe são apresentados, pressionam hoje a população a encontrar formas simples, baratas e efetivas de tratamento.
Sabe-se que existem atualmente cerca de doze mil espécies de medicamentos alopáticos no mundo, e eles nem sempre resolvem o problema da saúde, cada vez mais agudo.
O uso abusivo de medicamentos artificiais enfraquece o organismo em geral e pode acabar levando-o à deficiência imunológica, o que, por sua vez, gera dependência a medicamentos cada vez mais fortes. Cresce o número de enfermidades incontroláveis e daquelas que a ciência não consegue explicar. Além disso, a vida urbana intoxica o organismo humano, muitas vezes com produtos de difícil eliminação.
Dentro desse contexto, voltamos a perceber que o corpo funciona como grande produtor farmacêutico, um laboratório de analgésicos, antibióticos, substâncias que reorganizam o sistema imunológico e até mesmo de certos hormônios que podem curar ou prevenir enfermidades.
A urina é um medicamento natural que nosso laboratório biológico inteligentemente produz, capaz de reequilibrar o organismo, estimulando suas funções de eliminação e defesa e devolvendo-lhe a vitalidade perdida.

O Que É a Urina

A urina é formada nos rins, por meio de uma filtragem laboriosa do sangue. Antes de ser filtrado pelos rins, o sangue passa pelo fígado, que lhe extrai as toxinas e as descarta por meio da bile, jogada no intestino. A função dos rins é a de manter o equilíbrio das substâncias no sangue e controlar a quantidade de água no corpo, e não, como usualmente se acredita, a de eliminar toxinas - trabalho executado pelo fígado. A urina, portanto, é um produto puro do sangue e não um amontoado de elementos tóxicos; ela não é um dejeto como as fezes.
Nos tubos urinários, 99% do líquido filtrado pelos rins é reabsorvido e volta a circular no sangue; só 1% desse líquido, mais ou menos um litro e meio, é diariamente excretado pelos rins, armazenado na bexiga e expelido como urina.
Apesar de sua composição química depender dos alimentos ingeridos, pode-se dizer que a urina é constituída de 96% de água e 4% de elementos orgânicos e inorgânicos. São eles:
  1. Compostos inorgânicos: cloreto de sódio e outros sais de cloro, sais de enxofre; fósforo, sódio, potássio, cálcio, magnésio, cobre, flúor, iodo, ferro, zinco, ácido fosfórico e ácido sulfúrico.
  2. Alguns dos compostos orgânicos: uréia, creatinina, amônia, ácido úrico, albumina e outras proteínas, além de 21 espécies de aminoácidos, aminas e ácidos orgânicos.
  3. Hidratos de carbono: cetoácidos, ácido lático e ácido úrico.
  4. Vitaminas: A, B, C, E, entre outras, e ácido pantotênico.
  5. Hormônios: hipofisários, sexuais, prostaglandinas, ADH (hormônio antidiurético), entre outros.
Muitas substâncias empregadas em tratamentos são extraídas da urina: a alantoína, que ajuda na cicatrização de feridas e é ótimo anti-rugas; as globulinas, em especial as imunoglobulinas, que são anticorpos; a uréia, responsável pela capacidade bactericida da urina e pela ação inibidora do bacilo da tuberculose; a uroquinase, enzima vasodilatadora, que ajuda a evitar tromboses; o 3-metilglioxal, que destrói células cancerosas.
Quando o corpo está intoxicado, os rins não conseguem trabalhar com eficiência e deixam ir embora muitas substâncias necessárias. Ao se praticar a Urinoterapia, esses elementos vitais são repostos. Beber a própria urina, portanto, não é arriscado como muitos acreditam. Na verdade, a Urinoterapia não tem contra-indicações, nem mesmo se a pessoa está com infecção urinaria. A urina não é veneno essa idéia é um equívoco de sociedades industrializadas que perderam contato com a sabedoria da natureza.

Fonte: "URINOTERAPIA: UMA ALTERNATIVA SIMPLES PARA TRATAMENTOS DE SAÚDE" - organizado por Denise Gontijo Machado, Editora Irdin, 1999.

4 comentários:

Unknown disse...

Obrigada pela inormação.
Comecei usar.

Geninha disse...

Oi. Pôxa, como foi bom encontrar essa matéria. Desde que a li fiquei relaxadíssima, pois nada como usar algo que sai de mim para mim mesma. Não pensei duas vezes e comecei a usar pela Amanhã em jejum. Não sei bem para exactamente e especificamente o quê em mim. Sou saudável mas achei que devido o facto de ter passado dos 40 anos, fazer essa terapia com meu próprio eu, seria como um reavivamento, um rejuvenescimento. Então, aí vou eu bebendo minha própria "àgua da vida" bendita...
Grata por essa matéria...

Unknown disse...

Olá! É com muito orgulho que vos escrevo. Meu nome é Alexandre Costa e eu trabalho no setor de Medicina do Trabalho da Prefeitura da minha cidade, onde meus colegas, são em sua grande maioria médicos. Hoje _16.09.09_ comentei com eles sobre a Urinoterapia, inclusive que tinha visto uma reportagem no Programa do Jô, onde várias pessoas da platéia se manifestaram como usuários. Quando fiz o comentário, fui ridicularizado pelos colegas, e apesar de alguns deles já terem conhecimento do fato, insistiram que não há nenhum dado científico par a matéria. Paratanto, imprimi, entre outras matérias, as do site "saúde nova", para convencê-los, e mais uma vez fui desdenhado pelo fato de não ter conseguido dados e estudos científicos, dados bibliográficos e etc. Existe alguma matéria neste assunto, que vocês possam estar me remetendo, para que eu possa comprovar a eficácia e a seriedade da terapia? Agradeceria muito a resposta. Meu email é sheykcosta@gmail.com Obrigado!

ivanir disse...

Eu começei a usar faz um mês e pouco para controlar minha psoriase, começei a passar mal nas duas primeiras semanas, tudo doia, tive aftas, uma crise renal, a psoriase piorou, parei de usar, depois de quatro dias, recomecei novamente, com doses moderadas, menos de meio copo de manhã, em jejum, continuo tomando, estou sentindo uma grande melhora geral, a pele está melhorando e a psoriase, começa a dar sinais de melhora.