quinta-feira, 19 de junho de 2008

ALÍVIO EMOCIONAL ATRAVÉS DO YOGA

Por: Regiane Cristina Rocha

Sentir-se inflexível ou "travado" em uma postura (asana) na prática do Yoga pode ser bem mais que apenas rigidez ou tensão; podem ser antigos sentimentos ou emoções represadas e presas em nosso corpo; e muita tensão acumulada pode ser prejudicial a longo prazo.
Emoções não expressas ficam armazenadas e presas no nosso corpo e muitas vezes criam tensão, stress e até mesmo dores (que podem se tornar crônicas). O Yoga é uma ótima ferramenta para aliviar a tensão emocional já estagnada no nosso corpo e experimentar como podemos diminuir a manifestação física dessa tensão emocional. Existem várias técnicas do Yoga que podemos utilizar para nos ajudar a desenterrar profundas emoções armazenadas, trazendo-as para a superfície e libertando-as do corpo físico.

PRATYAHARA - FOCO INTERNO
Praticar Pratyahara é um profundo direcionar-se para dentro, para um foco interno, originalmente na própria respiração ou no próprio corpo. Trazendo nossa consciência para o nosso corpo, podemos sentir o que está por baixo da superfície de nossa consciência comum. Quando nos mantemos em uma postura, mantemos também a mente focada nas nossas sensações; Devemos explorar esse foco percebendo onde as sensações começam, param, qual sua trajetória, prestando atenção em qualquer emoção ou sentimento que apareça combinado com essa sensação física. Quando as emoções emergem para nós, provenientes das sensações físicas, focamos e tentamos direcioná-las para fora e libertá-las.

PRANAYAMA – CONTROLE DA ENERGIA VITAL ATRAVÉS DA RESPIRAÇÃO
Existem várias técnicas de respiração que podem incentivar a vinda das emoções para a superfície e para fora; por exemplo, Kapalabathi, que é uma respiração forte e intensa, estimula e move as emoções que se manifestam fisicamente para cima e para fora. As respirações pela boca invocam o corpo emocional e são efetivas na expressão de sentimentos e na liberação de emoções, especialmente tristezas e angústias profundas. Pronunciando "haaaa" pela boca (respiração HARA) ajuda-nos a aliviar raiva e a frustração.

ASANA - POSTURA
Os quadris, ombros, peito e garganta são locais característicos onde a tensão emocional reside no corpo físico. Coloque atenção nessas partes durante a prática das posturas ou faça um revisão profunda e geral no seu corpo antes de iniciar a prática. Perceba a tensão e a rigidez nas áreas mais comuns supracitadas e em outras que você tenha detectado. A conscientização de onde a tensão emocional está armazenada no seu corpo permite que você possa focar nessas áreas durante a permanência nas posturas.

INTENSIDADE - MANTER A POSTURA
Quando encontramos a postura que abre nossas áreas de tensão e invoca as sensações emocionais, é importante nos mantermos nessa postura com muita atenção; Somente focando nas posturas em que sentimos um profundo alongamento e um trabalho físico mais intenso, nós manteremos ativada a função de liberar as emoções, e isso será uma espécie de catarse* das emoções acumuladas no corpo. Ir até esse ponto, até esse "lugar" nos permite conhecer nosso próprio corpo. Encontre nesse lugar, o ponto entre o prazer e a dor, a alegria e tristeza, a criação e a destruição, a abertura e a proteção. Equilibre-se aí! Enquanto focamos na postura, podemos nos utilizar as técnicas descritas acima (pranayamas e pratyahara,) para diminuir a tensão emocional acumulada. Um aumento no tempo de permanência é muito útil e pode ser facilitado com uso de material de apoio e prática de posturas restauradoras, ou ainda com a ajuda física de um mestre ou professor qualificado.

CONTRA - INDICAÇÕES
Se não estamos acostumados a com as técnicas do Yoga, devemos iniciar lentamente, utilizando uma técnica de cada vez. Esse tipo de trabalho direcionado as emoções através do Yoga é contra-indicado para quem tem histórico de instabilidade psicológica ou emocional grave e nos casos de traumas intensos.

*ca.tar.se: 1 Purgação. 2 Purificação. 3 Psicol e Med Método de purificação mental que consiste em revocar à consciência os estados afetivos recalcados, para aliviar o doente dos desarranjos físicos e mentais oriundos do recalcamento.

Fonte: http://www.kedhara.com.br/yogaoyoga.htm

Nenhum comentário: